Já virou um ditado comum que a ansiedade “é o mal do século”. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a ansiedade em si não é o problema, e sim, apenas consequência de problemas maiores.
"Como assim?"
Primeiro, é preciso entender que sem algum nível de ansiedade, nossa espécie não teria sobrevivido até hoje. É ela quem permite que nosso sistema ative estados de alerta que nos protegem de ameaças. Um dos grandes problemas atualmente, no entanto, é que interpretamos situações como ameaçadoras da nossa vida, quando na verdade, muitas vezes são apenas situações desafiadoras a serem superadas com as habilidades psicológicas necessárias.
Ou seja:
O primeiro ponto importante aqui não é empenhar esforços em combater a ansiedade em si. E sim, compreender pensamentos e crenças que levam alguém a subestimar tanto a sua capacidade e superestimar tanto o potencial ameaçador de alguma situação.
O segundo ponto é que muitas vezes, a ansiedade se manifesta como um sinal de que algo dentro de nós não vai bem, assim como um alerta vermelho liga no painel do carro quando há algum problema. Veja bem: o empenho não vai ser de combater o alerta, e sim o que causou a ativação desse alerta.
Esse sinal vermelho serve como um “chacoalhão”: algo ali dentro pede por mudança.
É preciso desacelerar? É preciso flexibilizar os altos níveis de autocobrança e autoexigência? É necessário rever suas escolhas e se alinhar com os seus reais valores? É um chamado para finalmente viver mais de acordo com o que aquela pessoa realmente acredita e deseja para sua vida?
Essas respostas são inteiramente individuais e podem ser encontradas com mais facilidade com um acompanhamento psicológico especializado. A psicoterapia permite que a pessoa não só encontre a verdadeira raiz dos seus problemas, mas também acesse as ferramentas necessárias para resolução dos seus conflitos. Assim, é possível interromper ciclos repetitivos de sofrimento em que a pessoa tenta, sem o acompanhamento correto e sem as estratégias eficazes, lidar consigo mesma e suas dificuldades.
Sua saúde mental é a base para tudo em sua vida. Cuide bem dela!
Comments