Não, você não precisa definir a si mesmo(a) de forma simplista e estática, como se fosse permanecer da mesma forma para o resto da vida.
Mas pelo menos para este momento, você sabe dizer quem é? Quais são os seus valores? E os seus pontos fortes? E suas principais necessidades emocionais? E os seus hobbies favoritos? Quais são os seus sonhos e objetivos? Qual é a definição de uma vida significativa, que vale a pena ser vivida, na sua concepção?
Quando não sabemos essas respostas, facilmente somos engolidos pela vida. Passamos nossos dias atarefados, sempre correndo, sempre com pressa. Tendo a sensação de que estamos constantemente ocupados, porém não necessariamente satisfeitos ou muito menos realizados.
A psicologia positiva, que também recebe o apelido de “ciência da felicidade”, se ocupa em oferecer ferramentas que possam facilitar o acesso a essas respostas. Essa abordagem bastante moderna da psicologia nos ajuda a pensar que não podemos apenas nos ocupar em diminuir sofrimentos emocionais, mas também potencializar aquilo que é bom, positivo.
Nessa concepção, uma vida significativa é uma vida que realmente vale a pena ser vivida. Não apenas com prazeres imediatos, mas com a construção de uma jornada que faça sentido também a médio e longo prazo. Uma jornada em que você consegue se desenvolver e se tornar cada vez mais a pessoa pela qual nutre respeito e admiração.
Quem é você?
Se você não souber responder essa pergunta, saiba que não está sozinho(a). Infelizmente, não somos incentivados a esse exercício. Pelo contrário, desde cedo somos bombardeados com noções de como deveríamos ser e qual é o sucesso que devemos buscar.
A partir de agora, no entanto, é sua responsabilidade ir em busca dessas respostas. Ao se aproximar delas, saiba que você se torna muito mais condutor(a), ao invés de carona na sua própria vida. Entendendo muito mais quem você é, do que você precisa, o que te faz bem e o que não faz, você tem muito mais protagonismo sobre todas as áreas: relacionamentos amorosos, vida financeira, saúde, trabalho, estilo de vida.
Descubra quem você é para que nem a vida nem os outros escolham por você.
Texto por Camila Schmidt, psicóloga
CRP 07/24018
Site: www.camilaschmidt.com.br
コメント